CERIMONIA DE CASAMENTO DE JOSEPH ALMEIDA E CIBELE SANTOS

CERIMONIA DE CASAMENTO DE JOSEPH ALMEIDA E CIBELE SANTOS
WEDDING CEREMONY JOSEPH ALMEIDA and CIBELE SANTOS
Igreja Presbiteriana da Vila Rosalina - Vila Rosalina Presbyterian Church
Rio Verde, Goias, Brasil - July 18, 2006



PRELUDE


PROCESSIONAL
Musica: Concerto para Violino - Mozart
Rev. Jim e Leslie Dunkim

Música: Meu tributo
Joseph e Margareth

Música: “Agnus Day”
André e Lúcia
Tony e Nelly
Walter e Arline
Handy e Beth

Música: Canto das Missões
André e Lívia
Danilo e Roberta
Daniel e Sarah
Rubens e Amanda
Vitor e Simone
Douglas e Bruno
Barion, Abner e Mateus
Matt e Christina
Nancy e Jorge
Júnia e Maurosan
Denise e Elder
Hulda e Abílio
Rute e Renato
Mike e Nancy
Esdras e Helena
Will e Grabriele
Ely e Inaudi
Mike e Érika
Wandecir e Lídia
Paulo e Dea
Tree e Jully
Bob e Britany
George e Jane Lavinder
Moisés e Helena
Mel e Dina
Ron e Beverly
Israel e Suzana
Casy e Gisele
Nerivaldo e Vanilda
Orlando e Ítala
João e Rute

Música: Anunciação e Marcha
Cibele e Eudóxio



CEREMONY / CERIMONIA
Rev. Eudóxio Santos and Rev. Jim Dunkim
Interprete: Itala Lima (portugues e ingles)


INTRODUCTION -Rev. Jim Dunkin
Dear Friends, we are gathered here in the presence of God to share in a joyous occasion: the marriage of JOSEPH and CIBELE. They have invited you, their families and friends, to share in this event as they make their commitment to God, to each other, and to the home they will establish; because they want you to be a part of the joy of their fulfillment. As Christians, we look upon this ceremony not as a performance, but as a celebration of worship and thanksgiving; because we believe that God established marriage as a part of His eternal plan for the welfare and happiness of His children. God has made us male and female, and we remember how Jesus taught that a man and a woman shall be joined together and become as one. Marriage is the highest expression of commitment and love two people can have for each other in this life. Our love for each other is patterned after the love God has for us all in Christ.

INTRODUÇÃO -Rev. Jim Dunkin
Queridos amigos, nós estamos reunidos aqui na presença de Deus para compartilhar em uma ocasião jovial: o matrimônio de JOSEPH e CIBELE. Eles convidaram voce, suas famílias e amigos, para compartilhar deste evento que eles fazem seus compromissos a Deus, um para com o outro, e para o lar que eles estabelecerão; porque eles querem que você faça parte da alegria do cumprimento deles. Como cristãos, nós não olhamos para esta cerimônia como um ato, mas como uma celebração de adoração e ação de graças; porque nós acreditamos que Deus estabeleceu matrimônio como uma parte do plano eterno dele para o bem-estar e felicidade dos seus filhos. Deus nos fez macho e femea, e nós nos lembramos como Jesus ensinou que serão unidos um homem e uma mulher e serão um. Matrimônio é a expressão mais alta de compromisso e amor que duas pessoas podem ter de um para com o outro nesta vida. Nosso amor de um para com o outro é moldado debaixo do amor que Deus tem para nós, tudo em Cristo.


PRAYER - Rev. Jim Dunkim
Will you pray with me? Eternal God, two people have met and a relationship has grown: so we thank You for Your love that enables us to grow closer together. Be with us now, Lord as JOSEPH and CIBELE are joined together as one. Bless them that their love and caring for each other might grow and deepen through the years. Give them an attitude appropriate for this new, most intimate of all human relationships; enrich them with Your grace that they may enjoy each other's companionship, not only when life is joyous and easy, but that they may also face life's cares and endure its trials sustained by the love which You have shown them in Jesus Christ. Amen.

ORAÇÃO - Rev. Jim Dunkim
Vamos orar? Deus eterno, duas pessoas se encontraram e uma relação cresceu: assim nós Lhe agradecemos pelo Seu amor que nos permite a crescer intimamente juntos. Esteja agora conosco, Senhor como o JOSEPH e CIBELE é unido como um. Os abençoe para que o amor deles e cuidado de um para com o outro possam crescer e possam aprofundar atraves dos anos. De a eles uma atitude apropriada para este novo, mais íntimo de todas as relações humanas; os enriqueça com Sua graça que eles podem desfrutar um do outro a companhia, não só quando a vida é jovial e fácil, mas que eles também possam enfrentar os cuidados da vida e possam suportar suas dificuldades sustentadas pelo amor que Senhor tem mostrado em Jesus Cristo. Amem.


QUESTIONS - Rev. Jim Dunkim
Love is a growth process. The love which leads to the life-long marriage commitment is born and grows quietly in the hearts of a couple long before it is proclaimed to others.

JOSEPH, will you take CIBELE to be your wife; will you accept her as a person of worth as you dedicate your love to her; will you share your life with her as you live together in marriage?
I will.

CIBELE, will you take JOSEPH to be your husband; will you accept him as a person of worth as you dedicate your love to him; will you share your life with him as you live together in marriage?
I will.

PERGUNTAS - Rev. Jim Dunkim
Amor é um processo de crescimento. O amor que conduz ao compromisso de matrimônio por toda vida nasce e cresce quietamente nos corações de um casal antes de ser proclamado a outros.

JOSEPH, voce vai receber CIBELE para ser sua esposa; voce vai aceitar como uma pessoa de valor como você dedica seu amor a ela; você compartilhará sua vida com ela como você vive junto em matrimônio?
Sim.

CIBELE, voce vai receber JOSEPH para ser seu marido; voce vai aceitar como uma pessoa de valor como voce dedica seu amor a ele; você compartilhará sua vida com ele como você vive junto em matrimônio?
Sim.


PRESENTATION OF THE BRIDE - Rev. Jim Dumkim
Who presents this woman to be married to this man?
Her mother and I do.

APRESENTAÇÃO DA NOIVA - Rev. Jim Dumkim
Quem apresenta esta mulher a se casar com este homem?
A mãe dela e eu apresentamos.


MENSAGEM DA PALAVRA DE DEUS - Rev. Eudoxio Santos
Estamos reunidos hoje aqui:
A. Testemunhas na celebração
B. Testemunhas das promessas
1. Na Igreja - Deus é a testemunha
2. Promessas constituindo uma familia
Leiamos a Palavra de Deus “Sai, ó filhas de Siao e comtemplai ao rei Salomao com a coroa, com que sua mae o coroou, no dia o seu casamento, no dia do jubilo do seu coração”. Cantares de Salomão 3: 11
CASAMENTO, DIA DE CELEBRAÇÃO
O casamento foi instituído por Deus. O casamento deve ser uma fonte de prazer. O casamento deve ser um horizonte de liberdade; um refúgio; um cenário de felicidade. Um mosaico colorido, um jardim engrinaldado de flores. O casamento é fonte de alegria, pois viveremos com a pessoa prometemos amar; prometemos proteger; prometemos fazer feliz. É momento de celebrar o casamento - Cantares 3:11 1.
I. CELEBRAR O AMOR E A ALEGRIA
· A alegria que o amor trás. Nenhum casal é feliz automaticamente. A felicidade precisa ser construída com inteligência e muito esforço. Não há casamento ideal nem cônjuges perfeitos. Todo casamento precisa de renúncia e investimento. Precisamos ser pródigos nos elogios e comedido nas críticas. JOSEPH E CIBELE Precisam ser generosos nas palavras, bondosos nas ações e puros nas intenções, se queremos fazer do casamento uma fonte de alegria.
· JOSEPH E CIBELE, precisam elogiar mais e criticar menos; precisamos dar mais e cobrar menos; precisam compreender mais e exigir menos. O vosso papel no casamento não é buscar a nossa própria felicidade, mas fazer o nosso cônjuge feliz. O amor não é egoísta, ele busca a felicidade do outro mais do que a sua própria. O amor não é egocentralizado, mas outrocentralizado.
· Quem semeia amor, colhe amor. Quem semeia amizade colhe amizade. Porém, quem semeia vento, colhe tempestade. Quem semeia incompreensão, colhe solidão. Nós refletimos dentro da nossa casa o nosso próprio rosto.
II. CELEBRAR A CONSTRUÇÃO O LAR E DA FAMÍLIA
· Joseph e Cibele, construiram este templo tijolo por tijolo, construindo em cima do fundamento. Construiram este templo para a gloria de Deus.
· Agora estao aqui no mesmo lugar, vieram a este templo para pedir a benção de Deus para uma nova construção, o lar de Joseph e Cibele.
III. CELEBRAR A CONTINUAÇÃO DA BENÇÃO DE DEUS NAS GERAÇÕES PASSADAS, PRESENTES E FUTURAS
· “Saberás, pois, que o SEHOR , teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos” Dt. 7:9
· A promessa de Deus de abençoar sobre aqueles que temem a Deus, que amam a Deus, a sua primeira, segunda, terceira, quarta geração em diante, até mil gerações. Joseph lembre os teus avós, dos teus pais, Cibele lembre dos teus avos, e dos teus pais, vocês serão abençoados. Sejam agora tementes a Deus, ame a Deus e sua descendência será abençoada por Deus. É promessa. CELEBREMOS ESTE DIA DO SEU CASAMENTO, POIS DEUS O INSTITUIU, E VOS UNIU.


PROMESSAS / VOTOS - PROMISES/VOWS - Rev. Eudóxio Santos
"Eu JOSEPH recebo você CIBELE como minha esposa, prometo diante de Deus e destas testemunhas, ama-la e ser um marido fiel, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza,na saúde e na doença, até que a morte nos separe."

"I JOSEPH take you CIBELE my wife, I promise before God and these witnesses, love you and to be a faithful husband; in joy and in sorrow, in plenty and in want, in health and in sickness, until the death separates us".

"I CIBELE take you JOSEPH to be my husband and I promise before God and these witnesses to be a loving and faithful wife; in plenty and in want, in joy and in sorrow, in sickness and in health, as long as we both shall live".

"Eu CIBELE recebe você JOSEPH para ser meu marido e eu prometo diante de Deus e destas testemunhas para te amar e ser esposa fiel; na riqueza e na pobreza, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, euquanto estivermos vivos".


Música: Primavera
Entrada da Aliança: Elise


THE SYMBOLISM OF THE RING - Rev. Jim Dunkim
The rings which CIBELE and JOSEPH will give each other are without end. They symbolize love which is unending. That love which they promise to each other is a gift of God who is unending love.

O SIMBOLISMO DO ALIANÇA - Rev. Jim Dunkim
As alianças que CIBELE e JOSEPH darão um para o outro não tem fim. Eles simbolizam que o amor é interminável. O amor que eles prometem a um ao outro é um presente de Deus, que é o amor interminável.


RINGS - Rev. Jim Dunkim
This ring I give you, in token and pledge; of our constant faith; and abiding love.

ALIANÇA - Rev. Jim Dunkim
Esta aliança que eu lhe dou, em símbolo e penhor, de nossa fé constante; e amor permanente.


LIGHTING OF THE UNITY CANDLE - Rev. Jim Dunkim
Two lives are now joined together in the God-given unity of Christian marriage. As the flames of these to candles unite to light the marriage candle, may this flame symbolize the gift of that unity as well as the presence of the Holy Spirit active in their lives blessing them and making their new unity a vehicle of blessing for others. They do not cease to be separate individuals, but their individuality is now merged to produce a new family unit.

ILUMINANDO A VELA DA UNIDADE - Rev. Jim Dunkim
Duas vidas estão se juntando agora em Deus na unidade de matrimônio cristão. Como as chamas destas velas se unem para acender a vela de matrimônio, possa esta chama simbolizar a presente unidade, como também a presença do Espírito Santo ativo na vida deles, os abençoando e fazendo para que a unidade nova deles seja um veículo para abençoar para outros. Eles não deixam de ser indivíduos separados, mas a individualidade deles agora é fundida para produzir uma nova unidade familiar.


Música - Wherever you go I will go - Onde fores, irei
SOLO - Mrs. Leslie Dunkim

ORAÇÃO - Rev. Eudóxio Santos Gracioso Deus, sem a Tua graça nenhuma promessa está segura, fortalece o JOSEPH e a CIBELE com seu Espírito amoroso para que eles possam cumprir as promessas que eles fizeram um ao outro neste dia. Nós lhe agradecemos, Deus, pelo seu presente de amor, especialmente por este amor que estas duas pessoas se expressaram aqui hoje. Possa continuar crescendo. Dê ao JOSEPH e CIBELE o presente da memória deste momento, que no decorrer dos anos possam eles construir na Sua força. Os abençoe com honestidade um para com o outro, e quando os conflitos vierem, os ajude a resolverem entre si abertamente e com criatividade; sendo como escutar ou como falar, sendo como perdoar quanto ser perdoado. Encha-os de amor e alegria um para com o outro de tal que forma que enradia para fora. Ajude-es a construir um lar onde o amor e calor deles, ninguém seja um estranho. Nós oramos em nome de nosso Salvador, Jesus Cristo. AMÉM.

PRAYER - Rev. Eudoxio Santos Gracious God, without whose grace no promise is sure, strengthen JOSEPH and CIBELE with your loving Spirit that they may fulfill the promises they have made to each other this day. We thank you, Lord, for your gift of love, especially for that love, between these two people expressed here today. May it continue to grow. Give JOSEPH and CIBELE the gift of memory for this moment, that in the years to come they may build upon its strength. Bless them with honesty toward each other, and when conflict comes, as conflict will, help them to deal with each other openly and creatively; being as willing to listen as they are to speak; being as willing to forgive as much as they desire to be forgiven. Fill them with such love and joy for each other that it radiates out to all. Help them to build a home where their love and warmth makes no one a stranger. We offer this prayer in the name of our Saviour, Jesus Christ. AMEN.

PRONUNCIAMENTO / BENÇÃO - Rev. Eudóxio Santos JOSEPH e CIBELE, como ministro da Igreja de Jesus Cristo, Eu vos declaro marido e mulher; não somente de acordo com a lei do Estado, mas em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Portanto, o Deus ajuntou, não separe o homem.

PRONOUNCEMENT / BENEDICTION - Rev. Eudoxio Santos JOSEPH and CIBELE, as a minister of the Church of Jesus Christ, I hereby declare that you are husband and wife; not only according to the law of the State, but in the name of the Father, and the Son and the Holy Spirit. Whom, therefore, God has joined together, let no one put asunder.

THE KISS

BENEDICTION - Rev. Jim Dunkim JOSEPH and CIBELE in more elegant days, flowers were used as a means of communication. Each flower had a special meaning. "Your gift to each other for your wedding today has been your wedding rings - which shall always be an outward demonstration of your vows of love and respect; and a public showing of your commitment to each other. You now have what remains the most honorable title which may exist between a man and a woman - the title of "husband" and "wife." And I cannot think of two more deserving people of this most honorable title. For your first gift as husband and wife, that gift will be a single rose. In the past, the rose was considered a symbol of love and a single rose always meant only one thing - it meant the words "I love you." So it is appropriate that for your first gift - as husband and wife - that gift would be a single rose. Please exchange your first gift as husband and wife. In some ways it seems like you have not done anything at all. Just a moment ago you were holding one small rose - and now you are holding one small rose. In some ways, a marriage ceremony is like this. In some ways, tomorrow is going to seem no different than yesterday. But in fact today, just now, you both have given and received one of the most valuable and precious gifts of life - one I hope you always remember - the gift of true and abiding love within the devotion of marriage. JOSEPH and CIBELE, I would ask that in your home that you both pick one very special location for roses; so that on each anniversary of this truly wonderful occasion you both may place roses there to remember this day, to look at the pictures, to remember everyone who was here - and to affirm a recommitment that THIS will be a marriage based upon love. In every marriage there are times where it is difficult to find the right words. It is easiest to hurt who we most love. It is easiest to be most hurt by who we most love. It might be difficult some time to find words to say "I am sorry" or "I forgive you"; "I need you" or "I am hurting". If this should happen, if you simply can not find these words, leave a rose at that spot which both of you have selected - for that rose then says what matters most of all and should overpower all other things and all other words. That rose says the words: "I still love you." The other should accept this rose for the words which can not be found, and remember the love and hope that you both share today. JOSEPH and CIBELE, if there is anything you remember of this marriage ceremony, it is that it was love that brought you here today, it is only love which can make it a glorious union, and it is by love which your marriage shall endure." May the Lord bless and keep you, may He grant you a gracious life, a life full of love and kindness, may you know the peace that surpasses all our understanding as you share life together.

BENÇÃO - Rev. Jim Dunkim Joseph e Cibele, em tempos mais elegantes, flores eram usadas como meio de comunicação. Cada flor tinha um significado. Seu presente de um para o outro em seu casamento hoje foram suas alianças – as quais devem ser sempre uma demonstração visível de seus votos de amor e respeito, e uma demonstração pública de seu compromisso um para com o outro. Vocês agora têm o que permanece como o título mais honroso que possa existir entre um homem e uma mulher – o título de “marido” e “mulher”. E eu não consigo pensar em outras duas pessoas que mereçam este título honroso mais do que vocês. Como seu primeiro presente de marido e mulher, este presente será uma única rosa. No passado, a rosa era considerada um símbolo de amor, e uma única rosa sempre significou somente uma coisa – significava as palavras “eu te amo”. Então é apropriado que como seu primeiro presente – como marido e mulher – este presente seja uma única rosa. Por favor, troquem seu primeiro presente como marido e mulher. De algum modo parece que vocês não fizeram nada. Há um momento vocês estavam segurando uma pequena rosa – e agora vocês estão segurando uma pequena rosa. De algum modo, um matrimônio é como isso. De algum modo, o amanhã não vai ser nada diferente do ontem. Mas de fato hoje, bem agora, vocês dois deram e receberam um dos mais valiosos e preciosos presentes da vida – um que eu espero que vocês sempre se lembrem – o presente de amor verdadeiro e duradouro dentro da devoção do casamento. Joseph e Cibele, eu peço que em seu lar vocês juntos escolham um lugar muito especial para rosas, para que em cada aniversário desta ocasião verdadeiramente maravilhosa vocês possam colocar rosas lá para lembrarem deste dia, olhar as fotos, lembram todos que estavam aqui, e reafirmar que ESTE será um casamento baseado em amor. Em todo casamento há momentos em que é difícil encontrar as palavras certas. É mais fácil machucar quem nós mais amamos. É mais fácil ser magoado por quem nós mais amamos. Pode ser difícil em algum momento encontrar as palavras para dizer “Eu sinto muito” ou “Eu te perdôo”; “Eu preciso de você” ou “Eu estou magoado”. Se isso acontecer, se algum de vocês simplesmente não encontrar estas palavras, deixe uma rosa naquele lugar que vocês juntos escolheram – para que aquela rosa então diga o que realmente importa e sobreponha todas outras coisas e palavras. Aquela rosa diz as palavras “Eu ainda te amo”. O outro deve aceitar esta rosa no lugar das palavras que não foram encontradas, e lembrar do amor e esperança que vocês compartilham hoje. Joseph e Cibele, se há alguma coisa para lembrar desta cerimônia de casamento, é que foi o amor que os trouxe aqui hoje, é somente o amor que pode fazer desta uma união gloriosa, e é através do amor que esta união deverá durar. Que Deus os abençoe e os conserve, que Ele conceda a vocês uma vida cheia de graça, amor e bondade, que vocês conheçam a paz que ultrapassa todo entendimento enquanto compartilham suas vidas juntos.

INTRODUCTION - Rev. Jim Dunkim and Rev. Eudoxio Santos
Gostaria de apresentar pela primeira vez, o Sr. Joseph Almeida e a Sra. Cibele Almeida
May I introduce for the very first time, Mr. and Mrs. JOSEPH and CIBELE ALMEIDA.

Música: Vivaldi

Saida da familia e testemunhas

Saida dos noivos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obama Inauguration: Rev. Joseph Lowery Inaugural Benediction

Discurso do Presidente Lula, durante o Culto pelos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil