Mapa 2009 da perseguição a cristãos


Mapa 2009 da perseguição a cristãos


A missão evangélica Portas Abertas divulgou em 20/2 um relatório com a classificação do grau de intolerância para com os cristãos ao redor do mundo. A Classificação de países por perseguição, que divide os países em cinco graus, que vão de “perseguição severa” a “alguns problemas”, serve para nortear a elaboração de estratégias missionárias e como lista de motivos de oração. Também chama a atenção sobre a questão da liberdade religiosa dos cristãos na sociedade atual.


Este ano, dois novos países entraram na lista dos dez onde há maior perseguição: Somália e Eritréia. Segundo a Missão, "no caso da Eritreia, o número total de pontos não teve alteração em comparação ao ano passado, mas outros países saíram do Top 10 e fizeram com que ela subisse. No entanto, a situação deplorável dos cristãos deste país justifica muito sua posição entre os dez mais perseguidos. Na Somália, o número de incidentes contra cristãos aumentou substancialmente em 2008, explicando assim seu aumento de décimo segundo para quinto lugar".


Outro comentário do relatório é sobre a Coréia do Norte, que tem liderado a lista por sete anos consecutivos: "não há nenhum outro país no mundo onde os cristãos sejam perseguidos de uma maneira tão horrível e tão cruel".


Arábia Saudita e Irã, Afeganistão, Maldivas, Iêmen e Laos também entram na lista. Segundo o relatório, "o islamismo é a religião predominante em sete dos dez primeiros países: Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Somália, Maldivas, Iêmen e Uzbequistão. Dois países possuem governos comunistas: Coreia do Norte e Laos. A Eritreia é o único país ditatorial entre os dez piores da lista". Leia aqui a íntegra do texto "Classificação de países por perseguição de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso do Presidente Lula, durante o Culto pelos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Capela do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon

João Calvino, o Evangelista em Genebra